Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

sábado, 21 de janeiro de 2012

Nomes Esquisitões : Sopa, Pipa, Anonymous


Olá mortais!

Se você tem o mínimo de vida virtual então você ouviu falar essa semana as seguintes palavras : SOPA, PIPA e ANONYMOUS. 

Mas e daê?!Bem, basicamente essas palavras com siglas esquisitas são muito importantes a ponto de mudar todo o nosso estilo de vida cibernético a que estamos acostumados.

PIPA ?! 

NÃO. Não é aquele brinquedo feito de papel de seda com bambu que plaina no ar com uma linha que pode ser potencialmente maligna se tiver cerol dá para acreditar que é aquela porcaria é vidro?!! 



E não. NÃO. Não é o personagem da Turma da Mônica... Aquela gordinha de cabelo curto.


PIPA é abreviatura de Protect IP ACT que nada mais é do que um ato para proteção intelectual e que está vinculado a outro projeto de lei que visa a mesma coisa que é ... a SOPA.


SOPA?

NÃO. Não é alimento liquefeito para se tomar em dias de frio ou quando se está doente.



SOPA é a abreviação para Stop Online Piracy Act que nada mais é do que um projeto de Lei de combate a pirataria na Web que está em trâmite de votação nos EUA e que vende a ideia de proteção a Direitos Autorais.



O problema ?! Basicamente o Governo dos EUA vai passar o pente fino nos sites em busca de violações à lei restringindo a livre circulação de informação e compartilhamento de arquivos e isso incluindo sites de busca e redes sociais. Sim. Agora você pode arrancar os cabelos e gritar loucamente.

E fez-se o auê.
 
Grandes nomes da WEB que todo mundo conhece abriram o berreiro como  Google só aí dá para sentir quão tensa é o negócio. O.o   ,FaceBook CARA DE LIVRO!! Twitter; Nomes que estão permanentemente nos nossos favoritos como 9GAG, 4chan e outros nomes nem tão conhecidos assim como Reporters Without Borders e Human Rights Watch =)

E é claro ... Se você tentou entrar na Wikipédia salvadora número 1 da maioria dos estudantes e caçadores de superficialidades gerais do mundo dos EUA no dia 18/01/2012 deu de cara com uma linda mensagem de BlackOut em repúdio a possiblidade de uma censura sem precedentes com absoluta vilania e castração dos Direitos Invariáveis de Expressão e Liberdade de Informação.

Claro que essas atitudes abomináveis contrariam todo o sentido da WEB que deve ser uma ferramenta capaz de ultrapassar fronteiras para dar acessibilidade a informação e voz a  qualquer pessoa independentemente de etnia, crença, convicção política - filosófica, condição social e física.


Com isso o FBI tirou do ar o site MegaUpload quem nunca entrou lá que atire a primeira pedra anteontem e o dono do site foi preso.

Mas tudo bem, tudo bem. Em resposta o grupo Anonymous derrubou o site do FBI, do departamento de Justiça dos EUA, Universal Music e a Associação Fonográfica dos EUA.




Anonymous?!



SIM. Eles são anônimos!! Nada de FalseFriends nesse caso. 


Você pode entendê-los a partir da seguinte visão : É uma galera ativista na WEB que participa de eventos mundialmente coordenados com efeitos significativos na cyberesfera sempre quis usar essa palavra! podendo ou não envolver hackeamento e que agiu lindamente contra o Governo Norte Americano ^^ na última semana.


Veja bem. Eu não sou uma fanática  que é absolutamente contra qualquer coisa ligada aos EUA. Mas sim ... sou contra atos de tirania e vilania que visam cercear os Direitos Fundamentais a Liberdade de Expressão e de Acesso à Informação.
 



O que mais me intriga é que os EUA é um país cuja bandeira maior é a Liberdade, pleno gozo dos Direitos Civis o combate aos Governos Totalitários no mundo a ponto de se meter em guerras que não são deles  . #TrueStory


Outra coisa que me deixa absorta é que foi lá onde a própria Internet com suas possiblidades infinitas que acabaram conectando o mundo inteiro mudando paradigmas e derrubando fronteiras nasceu. 

Como agora meras empresas e Governos querem ser donos da Internet e cercear os elementos mais básicos da Humanidade?!



Colocar nas mãos de QUALQUER Governo a decisão do que podemos ver, ler, assistir, falar, compartilhar é um ato perigoso e que pode ensejar a tirania e incentivar a censura típica de eras anteriores que sobrepujaram o mundo a regimes totalitários, ditaduras e as piores atrocidades imagináveis.




Imagine ser preso por uma ideia, um pensamento, uma notícia, um arquivo, uma música, um vídeo, uma verdade?


Parece que já vimos esse filme. Não é?! Em várias etapas monstruosas da Humanidade.

Deixo vocês agora com um vídeo muito instrutivo do Anonymous sobre essa parafernália toda que está rolando por aí.


E um Vídeo do próprio Anonymous :


E se vocês quiserem acessar o site do Reporters Without Borders e  Human Rights Watch é só clicarem aqui :

Reporters Without Borders 



Até

Thaís Parméra - GlassBallerina

2 comentários:

"O que mais me intriga é que os EUA é um país cuja bandeira maior é a Liberdade, pleno gozo dos Direitos Civis o combate aos Governos Totalitários no mundo a ponto de se meter em guerras que não são deles."
O interessante é perceber que em vários países existem leis(?) de censura menos e mais agressivas. O Brasil já algum tempo não se pode fazer piada de político em época eleitoral, a Argentina está com a imprensa sob censura... Essa lei estadunidense seria o cúmulo, pois sendo os EUA influenciador de hábitos e ideias, imagine os efeitos de novas leis em outros países? O senado americano deveria se preocupar com conteúdos ilegais como fotos e textos de maníacos que rondam em sites hospedados lá, o que é muito mais perigoso e urgente do que pessoas que ouvem música ou veem filmes. Fora que alguns filmes e algumas músicas NUNCA chegam aqui, então, deveríamos nos restringirmos de obter cultura de outros locais por causa das distibuidoras e dessas leis vergonhosas, etc? Muitos artistas podem se tornar conhecidos e respeitados antes das pessoas comprarem seus cds, serem seus filmes, fotos, poemas, etc. ISSO não impede a compra, os preços altos sim!
Mandou bem, Thaís! *-*

Uau!
Isso é o que eu chamo de postagem dedicada e elaborada.
Foi a primeira vez que realmente li a respeito dessa situação. Deixe-me expressar minha opinião:
- Os EUA não podem, jamais, varrer a internet desse jeito. Por que? Porque eles são apenas um país, não um mundo. Eles poderiam intervir até na distribuição ilegal de produtos(filmes, séries, músicas,etc) deles, mas não tem de modo algum direito de atrapalhar downloads e afins de outra autoria e outra nacionalidade. O que o Japão tem a ver com isso, por exemplo? Se está mesmo acontecendo tudo isso, então minha resposta é: Contra-Ataque!

OBS: Muito legal a comparação das siglas com as palavras sopa e pipa. Ótima matéria.
Abraço!

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More