Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quarta-feira, 28 de março de 2012

Domingação, Modigliani, Teatro e Pipoca!

#Legendary

Sim. Dessa vez o Programa de Índio deu mega-ultra- certo!! ^^ 

Eis que em um final de semana cumpri minha promessa. Dominguei.Larguei o Direito e os Fósseis e fui me servir da cultura carioca que abarca mundos e universos.

Recomendo fortemente a Exposição de Modigliani - Imagens de uma vida - ênfase italiana fazendo mão em concha que está acontecendo no Museu de Belas Artes o meu museu favorito! 


Se eu fosse você eu corria loucamente por que é a exposição com o maior acervo da América Latina. Para ver os clássicos dele só indo a Paris heheheh eu posso usar isso como desculpa para ir para lá. 

PARIS! PARIS!PARIS!PARIS!PARIS!PARIS


Eu vi muita coisa sensacional entre pinturas, xilogravuras, esboços em  partituras, guache sobre papelão, guache sobre papel de arroz e  esculturas feitas em pedras furtadas da construção do metrô de Paris!!!

O que?! Você não sabe quem foi Modigliani ?!! ¬¬”

Modigliani Novinho fazendo Pose

 
Ele foi um escultor que virou pintor mas que nunca deixou de esculpir   italiano muito bonito (um galã praticamente) do início do século XX e que se mostrou para o mundo em Paris dãããã Tudo de bom acontece em Paris e que criou um estilo único de sensibilidade e modernismo.

Modigliani mais velho fazendo pose no seu caos criativo (Bagunça)


Eu conheço a sua obra desde sempre ... descobri Modigliani ao mesmo tempo que aprendi a amar Matisse, Monet,  Manet, Renoir e Degas. São os meus favoritos. 

Beggar Woman - Modigliani


Pessoalmente eu acho que Modigliani conseguiu transmitir além da realidade ... ele desnudou a alma humana em seus olhares, sua sugestão, suas cores, seus pescoços, narizes marcados e olhares estreitos.

Seated nude - Modigliani


Além do Olhar. As pinturas de Modigliani mais recentes não pretendem dar o factual. Para isso já existia a máquina fotográfica. Cabia a ele mostrar o momento. E isso pode ser visto em alguns quadros em suas pinceladas rápidas, grosseiras ... Por que o momento passa ... Só ficam rostos e as impressões. 

Seated woman - Modigliani


Apesar disso Modigliani não era cubista, impressionista e nem seguidor do estilo clássico italiano. Ele era, ele é Modigliani. 

Momento 3x4 Modigliani pra tirar foto de carteira de identidade ...


A exposição termina dia 20/05. Mas as palestras todas terminam dia 30 !! Então corra! Corra! Há guias-educadores explicando as obras e suas evoluções. 

E como eu sou muito boazinha ... Clique aqui para se inteirar : Programação do MNBA

É magnífico ver a construção de uma vida inteira, de meros retratos de família angariados para ter uma estabilidade inicial de um jovem pintor e a posterior construção de um estilo único caricato, subjetivo que extrapola o real-absoluto que a fotografia capturou para si própria ... e ver a (des)construção de uma imagem pelo o que ela é em seu sentimento e em seu momento fulgaz.
#FatoSensacional


#Curiosidades que a História da Arte não nos conta ...


O nascimento de Modigliani salvou a família da  ruína. Executores fiscais pelo amor de Deus! chegaram no momento em que ele estava nascendo. MAS  havia uma lei de que os credores não podiam executar a cama de uma mulher parturiente. Então a família colocou todos os pertences mais valiosos em cima dela enquanto ela tinha o neném O.o

O meus quadros favoritos foram : Hotel em Montmartre, O Estúdio  e a Palheta^^ .  


Não achei fotos na Internet desses quadros. 

=/

O primeiro é de um meu sonho... Montmartre em Paris. Uma cena bem delgada, rápida e esfuziante demonstrando a rapidez e a transparência de Paris em suas sugestões que vistas ao longe mostram a cena de homens, carruagens, da chuva ... de tudo com que eu sonho!

Ruas de Montmartre ... ** SUSPIRO**


O segundo é uma cena muito, muito realista das tintas, pincéis, água e do caos criativo de um estúdio ... =] Olhar aquele quadro é como olhar o ateliê do meu avô ... ^^ 

O terceiro é uma palheta onde ele pintou um retrato de uma jovem ... O que a falta de material (telas) não faz?!


=) 

Rever também o acervo de Pintura Brasileira do Século XIX ... meus quadros favoritos, os murais,  as esculturas, os pisos hidráulicos feitos com a tecnologia histórica portuguesa que só eu olho e admiro ... 

Museu Nacional de Belas Artes ... Também conhecido como lar!


Eu realmente amo o Museu de Belas Artes!! Eu SEMPRE fui lá. A minha infância inteira olhando aqueles quadros, as esculturas, os pisos ... Eu me sinto em casa. Eu me lembro de exposições importantes como a de Monet, as esculturas de barro de Vitalino e todas as réplicas de esculturas históricas gregas que sempres estarão lá pra mim... ^^ 

Galeria de Esculturas onde os alunos da UFRJ vão para treinar seus desenhos

Escadaria Magnífica do MNBA


Rolou também o 2º MITA ( Mostra Internacional de Teatro de Animação) realizada pela Cia Pequod. Foram vários espetáculos internacionais (Holanda  Espanha ), espetáculos de cias importantes brasileiras (Cia Pequod e Catibrum), oficinas, palestras e tudo mais !!! 


Espetáculo BASTARD! - DudaPaiva Company (Amsterdã- Holanda)
Espetáculo O Velho da Horta - Cia Pequod (Brasil )

Espetáculo Homem Voa? - Catibrum Teatro de Bonecos (Brasil)

#Lengendary

Eu fui assistir ao espetáculo espanhol :
 
“Don Juan : Memoria Amarga de Mí” da Cia Pelmànec (Barcelona). 

Simplesmente sensacional. Um único ator fazendo várias dissociações para trabalhar com bonecos enormes, fazendo todas as vozes, lidando com todo o cenário e ainda manejar muito bem o timing de comédia em um espanhol fluente, mas inteligível . 

Don Juan. Memoria Amarga de Mí - Cia Pelmànec


Contou com projeções, poesia e uma sensibilidade fora do comum para retratar a história do Jovem Frei e do velho Don Juan com as suas memórias e pensamentos sobre Amor e a Vida. Bravíssimo ao ator Miquel Gallardo.

Don Juan velho e o Jovem Frei
Frase do enredo mais relevante :

“O Amor é como o Silêncio. Ao ser pronunciado se rompe”. 

Agrecimentos aos amados C4, R.B., V.H., S.M, S.H. 

Por que não teria tanta graça assim sem eles Apesar de que parte da alegria também foi culpa da pipoca.


That´s All Folks.

Até 

Thaís Parméra - GlassBallerina

2 comentários:

Nossa! Quanta paixão!
Admito, fiquei impressionado quando descobri que todas as obras da exposição eram de Modigliani. São tantos estilos diferentes que era difícil de acreditar. Um quadro que me surpreendeu muito foi o 2º de Brunette, cujo além das feições muito bem trabalhadas havia o cabelo da mulher que parecia real. (Faço reverência \o/)
O teatro com a peça de Don Juan foi fantástico. O ator trabalhou muito bem e utilizou com maestria os poucos elementos do cenário, sempre transformando o ambiente. Além dos bonecos que só admirei, houveram também as projeções de imagem nas cortinas que foram um show a parte. Não pude entender 100% das falas, mas no contexto da obra a peça merece nota máxima. Primeira vez que tive uma experiência teatral revolucionária. Bati palmas com muita satisfação ao final. Ótima história, grandes personagens, excelente produção e magnífica peça.
Estou muito agradecido por ter tido a chance de assistir a esse espetáculo.

Se isso não é ter vida social... Por... UHAUHSUAHSA
Adorei demais o texto e devo dizer que Modigliani é um dos poucos que ficam bem numa foto 3x4. :P
Yasmin

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More