Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Eleanor H. Porter e o Jogo do Contente: O olhar que mudou o mundo para sempre!

Olá pessoas e seus amigos imaginários!

Tudo bem com vocês?

Preparem-se: Estou retomando um projeto meu que é falar dos meus autores favoritos.





Dessa vez eu trago pra vocês ninguém menos do que Eleanor H. Poter *Não. Não é aparentada do Harry Potter*. 




Ela foi uma autora muito importante na minha vida. Principalmente quando eu tinha 10-11 anos e estava na fase de amar autores norte-americanos do final do século XIX-XX. Você com certeza já ouviu falar de uma das obras mais famosas dela: Pollyana e Pollyana Moça. 

É um clássico dos clássicos  da literatura juvenil mundial que é reeditado ininterruptamente há mais de 100 anos.

Mas quem foi essa distinta mulher-escritora-revolucionária?




O nome inteiro dela era Eleanor Hodgman Poter *Mas o nome de solteira original era Eleanor Emily Hodgman e ela teve um pseudônimo chamado Eleanor Stewart*.

Ela era natural de uma cidadezinha nas montanhas (White Mountais) chamada Littleton em New Hampshire *Ali entre Vermont e o Maine, pertinho do Canadá* e nasceu em 1868, OU SEJA, no meio do séc. XIX onde as mulheres não eram vistas como capazes de terem uma carreira, inclusive na escrita.




Eleanor era filha única e começou na Arte ainda criança. Seus pais (um farmacêutico e uma dona de casa que passou a maior parte da sua vida inválida) notaram que ela era musical e ela, além de ter música na escola pública, começou a ter uma criação musical com tutores e treinou boa parte da sua vida para ser uma cantora. 




Ela teve de interromper os seus estudos do que hoje chamamos de "ensino médio" por ter uma saúde muito frágil. Mas depois ela recuperou a saúde ela voltou a estudar com tutores particulares e conseguiu entrar para o "New England Conservatory of Music" em Boston e conseguiu fama e uma carreira de destaque se apresentando em concertos durante boa parte da sua vida. Ela amava um palco, senhoras e senhores.




Mas como assim ela se tornou escritora? Bem, ela escrevia poemas desde criança. Mas ela só foi se aventurar na nobre carreira de escritora no final do séc. XIX e início do XX, depois que ela casou com John Lyman Porter (um empresário de Boston) em 1892 (ela então tinha 23 anos). 





Ele alcançou a presidência de uma empresa ("National Separator and Machine Company"). Isso fez  com que o casal se mudasse bastante durante uma década ao longo dos leste dos EUA (Springfield, Vermont; Chattanooga, Tennessee; e New York) até que eles se estabelecessem em Cambridge, Massachusets onde eles ficaram cuidando da mãe de Eleanor.

Na literatura, tudo começou com pequenas histórias de ficção que foram impressas em jornais e revistas literárias como a "Woman´s Home Companion" e a "Harper´s Weekly" *essa
prática de publicar em jornais e revistas literárias eraalgo muito comum até meados dos séc. XX*.





Muitos grandes escritores começaram assim e também nos chamados folhetins *Era uma forma de ser conhecido como autor e fazer com que as suas histórias fossem lidas por um grande número de gente*. Há registros que ela escreveu aproximadamente 200 contos, muitos com o pseudônimo de Eleanor Stewart. Alguns desse contos acabaram depois virando 6 coletâneas de escritos.




Depois de enveredar nas histórias curtas, ela começou a apostar nos romances *as chamadas "american novels". Ela começou em 1907("Cross Currents") e não parou mais até o ano da sua morte (1920). 




O seu primeiro grande sucesso foi em 1911 com "Miss Billy" (1911). Ela se tornou altamente produtiva, escrevendo até mais de um romance por ano. Ela se tornou bem popular. Escreveu romances adultos e juvenis que arrebataram o coração da sociedade americana da sua geração *atente para o fato de que ser uma escritora mulher de romances ser reconhecida pela sociedade era algo MT raro e MT disruptivo*.

Apesar de ter passado a apostar em romances, ela nunca abandonou os contos!!

Romances:

Cross Currents (1907)
The Turn of the Tide (1908)
The Story of Marco (1911)
Miss Billy (1911)
Miss Billy's Decision (1912)
Pollyanna (1913)
The Sunbridge Girls at Six Star Ranch (1913)
Miss Billy Married (1914)
Pollyanna Grows Up (1915)
Just David (1916)
The Road to Understanding (1917)
Oh, Money! Money! (1918)
The Tangled Threads (1919)
Dawn (1919)
Mary Marie (1920)
Love and Kate (histórias, 1925) - Publicação póstuma

Mas sem dúvida o romance que a fez explodir foi Pollyana (1913) que foi seguido de uma continuação igualmente magnífica que é Pollyana Moça (1915). Apesar de ter alcançado um sucesso tremendo com esses dois romances, ela também teve outros livros adultos que foram best-sellers nos anos seguintes como Just David (1916); The Road to Understanding (1917) e Oh Money!Money!(1918).





O que fez de Pollyana ser um sucesso tão grande?

Ele foi escrito com o coração e com uma sensibilidade absurda que consegue falar a alma de diferentes gerações há mais de um século!




A história de Pollyana, a orfã otimista que muda a vida de todos ao seu redor com a sua inocência e honestidade é sempre uma inspiração para todos que leem o livro e é capaz de nos proporcionar uma perspectiva nova e impactante diante da realidade que nos cerca.

Exatamente por isso, por conseguir conectar diferentes públicos, o romance se tornou um sucesso popular e de crítica nos EUA e acabou conquistando o mundo ao longo do último século. 

O impacto foi tão grande na sociedade americana e ocidental que até hoje, passado mais de cem anos, dizer "Pollyana" no sentido de nomear uma atitude positiva ou de mencionar o "Jogo do Contente" resgata em todos nós um sentido, um valor, um significado de otimismo mesmo para quem nunca leu o livro! 

TODO MUNDO já ouviu falar o nome Pollyana alguma vez na vida. E meus caros, se isso é um sinal de sucesso como escritor eu não sei mais o que é. 

Eleanor conseguiu se embrenhar no inconsciente coletivo da sociedade após tantos anos e alcançou a eternidade na literatura que é buscada e almejada por qualquer escritor que já existiu na face da Terra: Integrar-se de forma irreversível a cultura popular mundial. Poucos escritores conseguem isso quanto mais para uma MULHER ESCRITORA do início do século XX.




Na época da sua publicação, foram criados "Pollyana´s Clubs" por todos os Estados Unidos. Não a toa o enredo acabou virando peça teatral (primeira vez em 1916), inclusive da Broadway. 






O livro também foi adaptado para virar roteiro de diversos filmes. O mais famoso foi feito magistralmente pela Disney na década de 60 e que acabou ganhando um Oscar especial para a atriz do papel principal (Hayley Mills).





Não satisfeita, Eleanor ainda escreveu uma bem sucedida continuação chamada "Pollyana Moça" (Pollyana Grows Up). Muito bem escrito e muito coerente no desenvolvimento do personagem principal. Também foi e é um grande sucesso da literatura mundial sendo reeditado há mais de um século juntamente com o título original.

Porter sempre trabalha com personagens que procuram fazer do mundo um lugar melhor e acabaram refletindo aspectos da sua infância em New Hampshire, sua doença na juventude e seu amor pela música.

O obituário da sua morte mostra que até o fim ela planejava continuar escrevendo e inclusive estava planejando uma viagem com o marido para fazer uma pesquisa de campo para futuros trabalhos. Ela faleceu precocemente em função de uma tuberculose e em plena maturidade literária em 1920 em Cambridge, Massachusetts com 52 anos.

Mas todos os fãs que leram os seus livros sabem que ela se tornou eterna e conseguiu em vida se tornar uma das mulheres mais memoráveis da história conquistando uma distinção internacional como uma das mais importantes escritoras mulheres do século XX.
Ela conquistou seu espaço entre uma sociedade muito machista que não necessariamente aceitava escritoras mulheres a não ser que elas "só pudessem escrever para mulheres". 

Havia um gênero literário especificamente
feminino que era considerado pela crítica uma sub-literatura porque mulheres eram "seres frágeis" e muitas vezes "incapazes" de ler outro tipo de literatura.





Outro destaque da vida de Eleanor é que em uma época onde as mulheres só tinham a opção de serem boas esposas e donas de casa, ela conseguiu seguir com os seus interesses e conseguiu ter uma carreira própria na Arte primeiramente na música e depois na literatura.

Ela conseguiu reconhecimento nacional com o prêmio de "Notable Woman of New Hampshire" em 1990 pela "National Organization of Women".
Mas em vida ela integrou sociedades literárias *que normalmente eram dominadas por homens* como "Boston Author´s Club" e a "Author´s League of America". 





Apesar de ser uma das escritoras mais importantes do século XX, as informações sobre Eleanor são muito escassas, mesmo na Internet. Apesar disso, ela continua ser uma mulher memorável, empoderada e magnífica! Ela era uma das escritoras favoritas da Thaís de 10 anos e continua a ser até hoje.




Acho que todo mundo deveria ler Pollyana! É uma pena que os outros livros que a Eleanor escreveu não foram traduzidos para o português. Eu adoraria lê-los! =]

Espero que tenham gostado e que vocês se sintam inspirados a ler os dois livros de Pollyana e terem as suas almas tocadas e transformadas. 




Eu encaro esses livros como dois bons e eternos amigos e eu sei que eu os lerei várias vezes ao longo da minha vida. E pensar que há mais de 100 anos esse livro continua a tocar e a transformar a percepção de tantas gerações é algo tremendamente magnífico e mágico!

Tomara que um dia eu também consiga a mesma coisa como escritora. Seria um sonho!




Cya!!

Thaís Parméra - @ciberstar




0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More