Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 27 de janeiro de 2013

Woody : O neurótico psicanalista mais famoso do mundo!

Magricelo, cabelo desgrenhado, esquisito, de óculos?? 


NÃO. Não é o Pc Siqueira. É Woody Allen!


Esse é o Pc Siqueira. Magrelo, cabelo desarrumado, armação de óculos grandona ... 



Esse é o Woody Allen!! Originalíssimo.


Woody ** NÃO. NÃO é o caubói de Toy Story que faz dupla com o Buzz Light Year ** é uma das mentes mais brilhantes atuais. Ele é cineasta, roteirista, diretor, comediante, escritor, ator e uma celebridade de marca maior de NY. 


Woody de Toy Story. O cowboy mais descolado do universo! Sacou a diferença?!


Ele está entre nós desde 1935 com o nome de de Allan Stewart Königsberg. Ele apareceu como Woody Allen aos 15 anos quando começou a escrever piadas despretensiosas para os jornais e programas de rádio. 


Piadista que virou comediante que virou roteirista que virou ator que virou  cineasta que virou diretor.


Ele foi fazendo tanto sucesso que foi chamado a se apresentar em stand ups em clubes novaiorquinos. 


Só que ... ELE ODIAVA ISSO. Ele não se considerava um ator. Também ... se você olhar o naipe dos comediantes da época, veria que a grande maioria dos comediantes eram muito bonitões, tinham presença de palco... 


Dirigindo, atuando e escrevendo!

Muito esquisitindo e TOTALMENTE diferente dos comediantes da década de 50/60


O Woody era quase um gnomo se comparado a eles. Seus produtores diziam que ele ficava tão nervoso, mas tão nervoso que vomitava e achava que ia ter um ataque cardíaco. Mas de tanto insistirem na tecla de que o "Woody seria notado, seria conhecido etc ..." Ele acabou caindo no gosto do povo. 

Afinal, ele era hilário e TOTALMENTE diferente de tudo o que havia no mercado! Pulou para a televisão, programas de entrevistas e foi se perpetuando no cotidiano das pessoas. 


Gêniozinho que superou suas próprias limitações


Olha a cara da menininha olhando pra ele! hahahaha
E então em 1965 começou a fazer cinema com "What'sup, Pussycat?". E não parou mais. Ele produz uma média de um filme por ano. 


Eu pessoalmente acho essa foto meio poser! ahahha

Play it again, Sam!

=] Cena clássica


A grande característica de seus filmes * principalmente os primeiros* era a simplicidade. Os filmes passavam bem longe de serem super-ultra-mega produções. 


Woody Allen fantasiado de espermatozóide! hahahahahahah

Manhattan ... Woody gravando seus devaneios e reflexões

Woody testando os produtos no filme "Bananas'"


A qualidade está normalmente na cadência, na inteligência do humor, dos diálogos. Os primeiros filmes foram propriamente comédias * inteligentes* mas com um pouco de "comédia pastelão" bem tranquila. O que mais me intriga é a absoluta perfeição em mesclar o cotidiano, as ruas, NY e a psicanálise. =D 


A famosa cena das lagostas em Anne Hall

Atores desconhecidos que viraram grandes estrelas.... 

Enredos fascinantes! 


Quando ele começou a investir em enredos mais elaborados, que ainda eram cômicos mas mais centrados na história em si, ele se consagrou ferozmente. Um exemplo disso foi seu filme * e um dos meus favoritos* "Annie Hall" (1977) * que deu origem ao gênero MT famoso chamado Comédia Romântica*. 


DIANE KEATON

A cena da lagosta hahahhahahha 

LINDAAAAA!!

^^ Comédia Romântica!


Woody teve o belíssimo dom de lançar atores para o mundo de Hollywood. Um exemplo foi Diane Keaton. *QUEM NÃO AMA A DIANE KEATON, MINHA GENTE???* Boa da verdade também é que ele namorou e casou com muitas atrizes que ele lançou.


Percebe quem é essa?! A diva Meryl Streep! 

E não é só de NY que Woody vive! Meia Noite em Paris! ( ele já fez filmes sobre Londres, Paris,  Roma e Barcelona)


O mais incrível sobre o Woody é que ele é simples. Absolutamente. Você pode vê-lo toda a segunda-feira tocando jazz ** clarinete** em um clube de NY ou cruzar com ele nas ruas. 


Jovem Woody e seu inseparável clarinete!

Um exemplo de um texto, interpretação e direção de um filme famosérrimo dele :  "Anne Hall " ( Traduzido absurdamente como : Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) : 








Oldie Woody e o clarinete! *.* 


Em muitos de seus filmes ele retrata a si mesmo : um novaiorquino, esquisitinho, neurótico, cheio de fobias, hipocondria e altamente questionador, pessimista, crítico e que é engraçado por si só. =]  



A Rosa Púrpura do Cairo! Sensacional 

A Rosa Púrpura do Cairo ... AMOOOO

Atuando e falando com o amigo imaginário lá atrás!


O digníssimo Woody ganhou vááááários prêmios cinematográficos, inúmeras indicações ao Oscar (14) e ganhou efetivamente alguns Oscars * Sim.Eu falei no plural* em várias categorias ( direção, melhor filme, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original etc). 


HAHAHA ... Saca o disfarce ... hahahah


E ele NUNCA foi buscar nenhum Oscar. Não porque ele seja super pedante ... mas porque ele acha que não merece. 






Ele acha que Oscar só indica um favoritismo do público sobre um filme e não que REALMENTE um filme seja o melhor dentro outras obras de arte. 


Outro Disfarce em "Bananas"

Ele de espermatozóide de novo! 

Outro motivo dele não ir ... é porque ele toca clarinete com uma banda de jazz às segundas-feiras (no hotel Carlyle)e a cerimônia do Oscar é aos domingos ... e isso atrapalharia sua rotina. * hahahahah* 



Já pensou em tocar violoncelo em uma banda?? 

Woody atualmente tocando no clube de jazz as segundas-feiras!


Assistir Woody Allen ** mais uma vez destaco os seus primeiros 15 a 20 filmes** é entender de referências. 

Ele cruza múltiplas referências o TEMPO TODO de uma maneira hilária, irreverente e absurdamente inteligente. 


A famosa cena que eu amava na minha infância no filme "Manhattan"

Cena de abertura de '"Manhattan" que conta com uma das mais absolutas obras-primas de trilha sonora. Rhapsody in Blue
Abertura de "Manhattan" ( Não achei legendado ... mas você pode reparar na trilha sonora e na forma em que ele retrata a cidade acordando e sendo perfeita em sua existência caótica, mas necessária) : 




Essas referências abordam outros cineastas, autores, artistas, pensamentos, idelogias, filosofias, política ... Tudo digno de sua polivalência. Exemplos :   Ingmar Bergman, Groucho Marx, Federico Fellini, Asimov, David Reuben etc 

Woody. O judeu ruivo do Brooklyn, expulso da Universidade de NY ( filosofia) ... conquistou o mundo!

E foi o maior galã. Antes de namorar e casar com as atrizes dos seus filmes .. ele já tinha sido casado duas vezes! ** Nerds têm seu charme....**

Woody e Keaton 

=D

Trailer do Filme : Everybody says I love You ( com a digníssima Julia Roberts) 





Se me perguntarem qual o seu grande triunfo, eu diria ... manter-se atual e perfeito por quatro décadas, trabalhar ininterruptamente e com qualidade!


Ele atualmente


Em seu documentário ele mostra o método artesanal com que ele cria seus enredos. Um quarto simples, uma máquina de escrever com mais de 40 anos parcialmente destruída, grampeador, canetas, blocos de papel amarelo, tesoura uma cadeira e uma mesa simples. 

Trecho HILÁRIO do filme "Bananas" ( quando o  suposto revolucionário de uma ilha comunista   chega aos EUA): 




Tudo o que um escritor precisa. Nada de mais. Nada de menos. Acho que o maior ingrediente das obras do Woody são as buzinas, as vozes, o asfalto e o amor que ele tem pela cidade de NY. =]








Meus filmes favoritos? 

Bananas ( 1971) ; Take the Money and Run (1969) ; Play it again, Sam ( 1972), Everything You Always Wanted to Know About Sex* (*But Were Afraid to Ask)(1972) ; Annie Hall (1977); Manhattan ( 1979); The Purple of Cairo ( 1985); Midnight in Paris (2012) e tantos, tantos outros!



É por isso que gosto de Woody. Eu o acho simplesmente brilhante. E se você não assistiu NADA dele ... se apresse! Você está perdendo o melhor do humor inteligente! ^^ 


Até 

Thaís Parméra - GlassBallerina

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More