#Legendary
Sim. Dessa vez o Programa de Índio deu mega-ultra- certo!! ^^
Eis que em um final de semana cumpri minha promessa. Dominguei.Larguei o Direito e os Fósseis e fui me servir da cultura carioca que abarca mundos e universos.
Recomendo fortemente a Exposição de Modigliani - Imagens de uma vida - ênfase italiana fazendo mão em concha que está acontecendo no Museu de Belas Artes o meu museu favorito!
Se eu fosse você eu corria loucamente por que é a exposição com o maior acervo da América Latina. Para ver os clássicos dele só indo a Paris heheheh eu posso usar isso como desculpa para ir para lá.
PARIS! PARIS!PARIS!PARIS!PARIS!PARIS |
Eu vi muita coisa sensacional entre pinturas, xilogravuras, esboços em partituras, guache sobre papelão, guache sobre papel de arroz e esculturas feitas em pedras furtadas da construção do metrô de Paris!!!
O que?! Você não sabe quem foi Modigliani ?!! ¬¬”
Modigliani Novinho fazendo Pose |
Ele foi um escultor que virou pintor mas que nunca deixou de esculpir italiano muito bonito (um galã praticamente) do início do século XX e que se mostrou para o mundo em Paris dãããã Tudo de bom acontece em Paris e que criou um estilo único de sensibilidade e modernismo.
Modigliani mais velho fazendo pose no seu caos criativo (Bagunça) |
Eu conheço a sua obra desde sempre ... descobri Modigliani ao mesmo tempo que aprendi a amar Matisse, Monet, Manet, Renoir e Degas. São os meus favoritos.
Beggar Woman - Modigliani |
Pessoalmente eu acho que Modigliani conseguiu transmitir além da realidade ... ele desnudou a alma humana em seus olhares, sua sugestão, suas cores, seus pescoços, narizes marcados e olhares estreitos.
Seated nude - Modigliani |
Além do Olhar. As pinturas de Modigliani mais recentes não pretendem dar o factual. Para isso já existia a máquina fotográfica. Cabia a ele mostrar o momento. E isso pode ser visto em alguns quadros em suas pinceladas rápidas, grosseiras ... Por que o momento passa ... Só ficam rostos e as impressões.
Seated woman - Modigliani |
Apesar disso Modigliani não era cubista, impressionista e nem seguidor do estilo clássico italiano. Ele era, ele é Modigliani.
Momento 3x4 Modigliani pra tirar foto de carteira de identidade ... |
A exposição termina dia 20/05. Mas as palestras todas terminam dia 30 !! Então corra! Corra! Há guias-educadores explicando as obras e suas evoluções.
E como eu sou muito boazinha ... Clique aqui para se inteirar : Programação do MNBA
É magnífico ver a construção de uma vida inteira, de meros retratos de família angariados para ter uma estabilidade inicial de um jovem pintor e a posterior construção de um estilo único caricato, subjetivo que extrapola o real-absoluto que a fotografia capturou para si própria ... e ver a (des)construção de uma imagem pelo o que ela é em seu sentimento e em seu momento fulgaz.
#FatoSensacional
#Curiosidades que a História da Arte não nos conta ...
O nascimento de Modigliani salvou a família da ruína. Executores fiscais pelo amor de Deus! chegaram no momento em que ele estava nascendo. MAS havia uma lei de que os credores não podiam executar a cama de uma mulher parturiente. Então a família colocou todos os pertences mais valiosos em cima dela enquanto ela tinha o neném O.o
O meus quadros favoritos foram : Hotel em Montmartre, O Estúdio e a Palheta^^ .
Não achei fotos na Internet desses quadros.
=/
O primeiro é de um meu sonho... Montmartre em Paris. Uma cena bem delgada, rápida e esfuziante demonstrando a rapidez e a transparência de Paris em suas sugestões que vistas ao longe mostram a cena de homens, carruagens, da chuva ... de tudo com que eu sonho!
Ruas de Montmartre ... ** SUSPIRO** |
O segundo é uma cena muito, muito realista das tintas, pincéis, água e do caos criativo de um estúdio ... =] Olhar aquele quadro é como olhar o ateliê do meu avô ... ^^
O terceiro é uma palheta onde ele pintou um retrato de uma jovem ... O que a falta de material (telas) não faz?!
=)
Rever também o acervo de Pintura Brasileira do Século XIX ... meus quadros favoritos, os murais, as esculturas, os pisos hidráulicos feitos com a tecnologia histórica portuguesa que só eu olho e admiro ...
Museu Nacional de Belas Artes ... Também conhecido como lar! |
Eu realmente amo o Museu de Belas Artes!! Eu SEMPRE fui lá. A minha infância inteira olhando aqueles quadros, as esculturas, os pisos ... Eu me sinto em casa. Eu me lembro de exposições importantes como a de Monet, as esculturas de barro de Vitalino e todas as réplicas de esculturas históricas gregas que sempres estarão lá pra mim... ^^
Galeria de Esculturas onde os alunos da UFRJ vão para treinar seus desenhos |
Escadaria Magnífica do MNBA |
Rolou também o 2º MITA ( Mostra Internacional de Teatro de Animação) realizada pela Cia Pequod. Foram vários espetáculos internacionais (Holanda Espanha ), espetáculos de cias importantes brasileiras (Cia Pequod e Catibrum), oficinas, palestras e tudo mais !!!
Espetáculo BASTARD! - DudaPaiva Company (Amsterdã- Holanda) |
Espetáculo O Velho da Horta - Cia Pequod (Brasil ) |
Espetáculo Homem Voa? - Catibrum Teatro de Bonecos (Brasil) |
#Lengendary
Eu fui assistir ao espetáculo espanhol :
“Don Juan : Memoria Amarga de Mí” da Cia Pelmànec (Barcelona).
Simplesmente sensacional. Um único ator fazendo várias dissociações para trabalhar com bonecos enormes, fazendo todas as vozes, lidando com todo o cenário e ainda manejar muito bem o timing de comédia em um espanhol fluente, mas inteligível .
Don Juan. Memoria Amarga de Mí - Cia Pelmànec |
Contou com projeções, poesia e uma sensibilidade fora do comum para retratar a história do Jovem Frei e do velho Don Juan com as suas memórias e pensamentos sobre Amor e a Vida. Bravíssimo ao ator Miquel Gallardo.
Don Juan velho e o Jovem Frei |
Frase do enredo mais relevante :
“O Amor é como o Silêncio. Ao ser pronunciado se rompe”.
Agrecimentos aos amados C4, R.B., V.H., S.M, S.H.
That´s All Folks.
Até
Thaís Parméra - GlassBallerina