Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Polivalência, Wegener, Deriva, Puzzle de Continentes e Confidencialidade

Olá mortais!

Até mais ou menos um século atrás era comum que as pessoas fossem polivalentes e se aprofundassem em diversos campos do conhecimento * e ninguém achava isso esquisito*


Exatamente por essa causa a Humanidade era repleta de genialidade!As pessoas não se limitavam a um único aspecto do pensamento humano e conseguiam fazer links entre várias áreas do conhecimento.

Hoje em dia vivemos uma ideia totalmente minimalista e compartimentalizada ... As pessoas são especialistas tão específicos * na pulga da pulga da pulga da pulga da cerda da pata ântero-posterior da pulga do carrapato-marrom-raro-do-noroeste-da-Bieolrrússia que habita o ponto mais alto da montanha mais alta, gélida e solitária da região* que não conseguem vislumbrar nenhuma interdisciplinaridade. 



Sr Monóculo. #Saramago 





Quem sai perdendo nisso? A Ciência que acaba deixando de lado oportunidades gigantescas de evoluir e entender o Universo como uma totalidade.

Uma dessas pessoas polivalentes foi o alemão Alfred Lothar Wegener.Ele foi um grande cientista do final do século XIX e início do século XX. Ele era, entre outras coisas, geógrafo, metereologista, geólogo, astrônomo e nerd. =D  * além de ter  nome de mordomo assassino!*




O Sr Wegener bonitão

Mordomo assassino. 



Sabe esse papinho de confundir balões metereológicos com OVINs ?! 

A culpa é toda dele! Ele foi um dos pioneiros na utilização desses equipamentos . Fora isso, ele ainda era o tipo de naturalista hardcore que saía pelo mundo em expedições gigantescas para pesquisar in loco a natureza etc e tal * pessoalmente eu tenho de agradecer a esses naturalistas por terem feito todo o trabalho duro e terem documentado a maior parte das coisas por mim. Evitei a fadiga hahaha*


Balão!! Não. Não é UP!

Eles estão entre nós!


O sr Wegerner era um assíduo visitante da Groelândia! Infelizmente ele morreu de hipotermia numa dessas viagens. Ele foi levar víveres para os amigos que estavam em um local remoto ... e acabou sucumbindo ao grande país de Gelo num episódio fatal de hipotermia.



Saca o frio.

Saca a touquinha.... 

Um par de cebolas de tanta camada de roupa.


Pequenas Pílulas de curiosidade:

* Vocês sabiam:

- Que a Groelândia é a maior ilha do mundo?! 
- Que em gronelandês * sim. Existe um idioma chamado gronelandês* Groelândia quer dizer Terra Verde. 

O.o Gente esquisita... Será que ninguém notou que ela é praticamente feita de GELO?!!! Onde tá o verde?! 

- Que a Groelândia foi idealizada por um alienígena- design no Guia dos Mochileiros da Galáxia?!*


Deveria se chamar Geolândia #MonstrosSA

Olha a imagem de satélite. CADÊ O VERDE?!

GreenLand ... TAH BOM.


A grande contribuição do Alfred para a Ciência foi a Teoria da Deriva Continental. Exatamente o que você pensou. Deriva.No mais básico sentido do termo:  * Ficar boiando sem rumo*.


Claro que eu ia escolher uma imagem dramática com um navio pirata e uma tempestade sinistra! Á DERIVAAA


A ideia era que os continentes flutuam à deriva sobre a camada de rocha fundida do manto. Isso faz com que a configuração dos continentes mude com o tempo.



Gif ilustrativa e didática!


Tudo bem ... a ideia que ele teve não foi toda original. Um bando de gente já havia pensado na possibilidade da Terra ter um design diferente do atual. Essa ideia vem do século XVI. Até um senhor muito distinto, chamado Leonardo da Vinci já tinha estudos de geologia onde ele questionava esse assunto
Cá pra nós. O que Da Vinci não estudou?!*

Wegener só estabeleceu uma Teoria mesmo e publicou um livro em 1915 só sobre isso. * Pequeno conselho para os cientistas de plantão : Quer ter o mérito da sua ideia?! PUBLIQUE-A!* A teoria dele abrangeu aspectos Morfológicos da Geologia, Paleontologia, Paleoclimatologia e Litologia * estudo das rochas* correlacionando todos esses assuntos destacando a relação entre África e a América do Sul * Fazendo um puzzle entre os continentes*



Gif de novo pq o blog é meu, eu gostei e coloquei mais uma vez!



Anyway ... A Teoria  da Deriva Continental mais tarde embasou o desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas que é da década de 60. Essa teoria partiu da constatação da Deriva Continental * com um breve delay de quase 40 anos* e a expansão do fundo dos oceanos. 


Olha são as placas ... e os limites delas!


A discussão toda sobre as implicações da compreensão da Tectônica de Placas e da Deriva Continental proporcionou uma série de outras discussões sobre a dinâmica da Terra que perduram até os dias atuais, como por exemplo como as placas interagem entre si e o que essas interações geram. 



Olha só como os oceanos se formam ... 


Boa parte das discussões ainda vão perdurar no mundo científico por causa do avanço da tecnologia. Cada vez que ela avança, podemos ter acesso a novos dados, a novas interpretações e a novos entendimentos de como o planeta se comporta.


Agora ... Só entre a gente: Eu tenho um segredo. 

Eu sei exatamente como os continentes atingiram a conformação atual. Eu sei quem foi o responsável. E eu vou jogar a informação toda no ventilador para vocês.




O culpado e seu M.O. * Modus Operandi* está exposto abaixo.






Mas é segredo! Costure a sua boca! * Igualzinho aos alienígenas de X-Files para evitar a Doença do Óleo Negro*



Até!

Thaís Parméra - GlassBallerina

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More