Olá pessoas e seus amigos imaginários!
Espero que estejam todos bem!
Quem diria?
Um ano de quarentena e temos agora o
Dia Internacional da Mulher.
Eu já fiz vários posts ao longo da história desse blog *colocarei os links no final do texto* sobre a importância e significado dessa data histórica de luta contra a o opressão do patriarcado e a favor da liberdade e do direito de existir das mulheres.
Eu já fiz post aqui e no meu canal no Youtube (Canal Utopia Cibernética) explicando que o dia 08 de março não é um dia fofo para dar flores e presentinhos para nossas mães, filhas, esposas, avós.
Ele é um marco da luta feminina e foi pavimentado ao longo da luta feminista pelo sacrifício e morte de mulheres. Então é um dia de luta e de reverência pelas heroínas que vieram antes de nós e que construíram os caminhos da nossa liberdade com suas próprias vozes e corpos ao longo da História.
Nós estamos passando por uma situação sem precedentes na história recente da humanidade: "Pandemia da Covid19".
Eu sei, tá difícil para todo mundo. Mas eu não posso deixar de me perguntar:
"O que isso quer dizer na vida das mulheres?"
Spoiler alert: Pra variar, não é coisa boa.
Boa parte das famílias atuais são monoparentais e, normalmente, o chefe da família é uma mulher, seja ela mãe, avó, tia, madrinha ou qualquer outro papel na instituição família.
E no cenário de desemprego generalizado, as mulheres que estão a frente das suas famílias sentem ainda mais a pressão de dar conta de tudo.
Fora isso, a gente viu os números de violência doméstica e feminicídio dispararem com o isolamento social. Além do aumento do número de abusos sexuais e físicos de crianças e adolescentes.
Clique nas Imagens para aumentar
E quanto a produtividade na pandemia?
É exigido que mulheres produzam tanto quanto os homens sendo que na maior parte das vezes elas acumulam tudo (tarefas domésticas, maternidade, educação dos filhos na quarentena etc) junto com o seu trabalho normal uma vez que a divisão de tarefas ainda não é uma realidade entre as famílias.
Clique nas Imagens para aumentar
Então temos basicamente:
Desproteção social, sobrecarga e violência
Eu queria ter mais esperança, sabe?
Ser mulher, ter o direito de existir, de viver no seu sentido mais básico, ainda é uma utopia que tem de ser conquistada a duras lutas todos os dias. E essa luta é e deve ser compartilhada por todas nós pq quando uma mulher sofre, todas nós sofremos.
Por isso que nossa resistência tem de ser coletiva e diária.
Ela não pode parar porque conseguimos alcançar alguma conquistas (legais ou sociais). Elas foram conseguidas com muita luta, sangue, lágrimas e perdas e tiveram a sua importância. Mas isso não pode nos deixar confortáveis. Nossas garantias já conquistadas sofrem ameaças todos os dias e ainda há muito a ser feito!
Ser mulher é resistir.
Eu queria dizer pra gente ter esperança. Mas esse item é muito abstrato e é sempre muito difícil de obter.
Então, nesse Dia Internacional da Mulher, eu desejo que a gente possa forjar o nosso coração para a resiliência diária de resistir e nos capacitar para a luta que temos de travar por nós mesmas e pelas nossas companheiras.
Espero que dias melhores cheguem e que as próximas gerações de meninas e mulheres possam desfrutar de dias melhores!
Fiquem todos bem. Se protejam.
E vamos continuar a nossa luta!
Avante!
Cya,
Thaís Parméra - @ciberstar
**Links das outras postagens**
É só clicar nos títulos abaixo: